sexta-feira, dezembro 22, 2006

Bolo Mole de Queijo


Bolo mole era meu bolo preferido na infância, especialmente o Bolo Luís Felipe. Eu não gostava muito de bolo fofo, preferia esses bolinhos que mais parecem pudins. Lembro que a minha vó Lucíola fazia uns bem gostosos, que ela chamava perjorativamente de "manzapes". Eu pensava que era o nome do bolo e, quando eu passava na casa dela à tardinha, indo pra casa, eu sempre perguntava: "tem manzape, vó"?
Já fiz essa receita várias vezes e o engraçado é que nunca faço com o queijo parmesão que a receita pede, sempre com outro queijo, mas o importante é que fica bom. Melhor ainda depois de gelado.
Ingredientes:
4 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
3 xícaras de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
200 ml de leite de coco
200 ml de leite
1 pitada de sal
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (eu usei 6 colheres de queijo coalho)
1/2 colher (chá) de baunilha

Bata todos os ingredientes no liqüidificador. Coloque numa forma redonda de 24 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio (180°) e asse até que doure em cima e que, enfiando um palito este saia limpo, o que leva mais ou menos uns 40 minutos.

Fonte: Recorte do meu caderno de receitas.

17 comentários:

Valentina disse...

Olha, pois este tipo de bolo foi bem o meu primeiro contato.lembra-me das minhas ferias.Polo de puba..etc..etc..fiquei saudosa.bjs

Lua Limaverde disse...

Sim, Valentina, pra mim também tem ar de lembranças, especialmente quando sou eu que faço. :)

Anônimo disse...

Eu não conhecia este bolo! O mais próximo disso que conheço é aquele bolo de fubá cremoso, que leva queijo ralado na massa, não sei como vocês o chamam no Nordeste.

Deu vontade de provar, Luna!! Essa foto está demais!

Akemi disse...

Luna, desde que a Karen comentou sobre este bolo num post sobre a viagem que ela fez ao Ceará que fiquei com vontade de experimentar! E eis que entro aqui e dou de cara com esta delícia! Só não preparo agora porque já estou com um bolo engatilhado, mas pode ter certeza que semana que vem ele está passeando aqui no Japão!
Beijos e Feliz Natal para vocês!

Fer Guimaraes Rosa disse...

Hum, que coisa mais danada de boa! fiquei com vontade de fazer, pois alem de lindo e delicioso, parece facil! Desejo um Natal maravilhos pra voce e sua familia! Beijooss,

Lua Limaverde disse...

Patricia, acho que não é comum bolo mole por aí, né? Aqui tem em toda padaria. Mas ultimamente os que tem pra vender estão mais para "bolo duro" do que bolo mole, rs.

Akemi e Fezoca, espero que vocês tentem um dia esse bolo, pelo menos pela experiência, já que ele não é comum onde vocês moram. Acho que vão gostar. Beijos!

Cinara disse...

Lu, este bolo parece ter uma textura maravilhosa! Já entrou para a minha listinha...
Aproveito para lhe desejar um Natal super feliz junto daqueles que você ama! Com certeza o deles será mais feliz por ter a sua presença e também algum prato maravilhoso feito por você sobre a mesa... ;o)

Anônimo disse...

Minha mãe faz um bolo mole de fubá.. quer dizer, eu creio que seja "bolo mole". Pelos ingredientes tudo leva a crer que sim, sem falar que ela já morou no Nordeste, e ele fica... mole! então, deve ser, né não? heheheh

Lua Limaverde disse...

Cinara, como sempre você é uma fofa! Obrigada, querida!

Acho que sim, Vitor, eu nunca comi bolo mole de fubá, nunca vi por aqui, deve ser bom!! :D

Karen disse...

Faz um tempão que estou para fazer um bolo mole! Comi em Fortaleza e achei delicioso. Ganhei uma receita, mas ela é diferente da sua, preciso testar as duas!

Lua Limaverde disse...

Ah, Karen, espero que teste a outra primeiro, pois não tenho muitas receitas desse tipo de bolo. :D

. disse...

Luna

Nunca comi esse bolo..deve ser delicioso mesmo...vou fazer...
Beijos
Sonia Novaes

Lua Limaverde disse...

Sonia, que bom você aqui! Faça sim, é tão fácil e vale a pena! Beijos!

Anônimo disse...

Lu, fiz o seu bolo, ficou IGUALZINHO! Só que não lembrei de tirar a foto antes de que começassem a comer e thcau foto! Vou fazer outro no sábado e tirar foto pra publicar sua receita no meu blog. Beijão e obrigada por compartir estas delicias!!!

Lua Limaverde disse...

Itza, desculpe a demora em responder, só agora vi seu comentário. Estou super curiosa de ver esse bolo no seu blog, adoro quando confiam nas receitinhas que posto! rs. Coincidentemente esses dias descobri seu blog e já está na minha leitura diária. Beijos!

Gabriel Limaverde disse...

Será que a Luna é a miha prima? Minhas lembranças desse mole em Boa Viagem também são inconfundíveis! Que legal! O blog é o máximo, vou tentar fazer um montão de coisas aqui por Moçambique.
Um beijão!
Gabriel Limaverde

Lua Limaverde disse...

Sou eu sim, Gabriel! Que legal você também lembrar dos bolos da vovó! Obrigada pelo comentário carinhoso, se você preparar alguma coisa do blog venha me contar, viu? Beijos pra ti e pra tua família linda! :D