quinta-feira, dezembro 07, 2006

Biscoitos de Manteiga de Amendoim


Durante minhas andanças em busca do Maple Syrup em Fortaleza (descobri onde tinha através do Orkut, ora veja), encontrei e comprei a Peanut Butter Peter Pan, indiretamente indicada pela Cinara, já que o Ric simplesmente ama manteiga de amendoim (também conhecida como pasta de amendoim).
Eu não gosto muito, inclusive amendoim é a nut que menos gosto, mas até que gostei dos biscoitos, inclusive a escolha da receita foi pra ver se eu gostava dela em algum preparado. Imagino (a julgar pelo contentamento do Ric) que pra quem gosta de amendoim é um ótimo biscoito.
Mas vamos aos créditos: os ingredientes e a primeira metade do modo de fazer eu tirei daqui, pois achei mais bem detalhado, mas isso porque eu tinha lido a receita adaptada primeiramente aqui, o que me levou à segunda parte, que era menos complicada neste.
Ingredientes:
170 g (3/4 xícara) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
105 g (1/2 xícara) de açúcar mascavo
100 g (1/2 xícara) de açúcar
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha (usei essência)
185 g (3/4 xícara) de manteiga de amendoim
280 g (2 xícaras) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal

Forre duas formas retangulares com papel manteiga. Reserve.
Com a batedeira ou um batedor manual, bata a manteiga com os açúcares até que fique leve e fofo (cerca de 2 a 3 minutos). Acrescente a manteiga de amendoim e bata mais. Adicione o ovo e a baunilha e bata para misturar. Numa outra tigela junte a farinha, o bicarbonato e o sal. Junte com a mistura de manteiga e bata até incorporar. Nesse último estágio assegure-se que sua batedeira vai suportar ou termine incorporando com uma colher de pau. Pré-aqueça o forno em 180°.

Com a ajuda de duas colheres ou com as mãos, distribua bolinhas da massa (do tamanho de uma colherada) sobre as assadeiras. Usando um garfo, marque os biscoitos formando uma grade, tendo o cuidado de mergulhar o garfo na água a cada biscoito (assegure-se de fazer marcas mais bonitas que as minhas). Asse por 15 minutos ou até que as bordas comecem a dourar. Deixe esfriar bem. Deu 40 biscoitinhos.

Fonte: BakingSheet e Joy of Baking.

15 comentários:

Eli disse...

Estão lindos, e meu querubim tem paixão por manteiga de amendoim.

Lua Limaverde disse...

Eliana, se você fazer, vou deixar aqui a outra opção no final do preparo: deixe a massa descansar por 1 hora, depois abra-a numa superfície levemente polvilhada para cortar com um cortador de biscoitos. Depois de colocar os biscoitos na forma e marcá-los (pode ser com palito de dente também) leve para a geladeira por meia hora antes de assar. Não fiz assim porque já era noite, ia levar mais tempo e eu não tenho cortador de biscoito!!! Beijos!

Anônimo disse...

Luna, fyi - as suas marquinhas deixaram os biscoitos bem charmosinhos.

Eu que não curto amendoim (sou como vc, é a última nut na minha escala de preferência) fiquei com vontade de provar, só pela carinha deles!!

Gosto muito das receitas do Baking Sheet - algumas do meu blog tirei de lá. Do Joy of Baking tb. Ótimas fontes.

Anônimo disse...

Hum... parece que derrete na boca... eu gosto muito de peanut butter cookies e estes estão lindos. Você precisa conversar mais em off com a Cinara, o irmão dela mora aí... Beijos!

Lua Limaverde disse...

Ai, Eliana, "se você fizer", desculpa, acho que foi erro de digitação. :(

Patricia, esses sites são ótimos, eu tenho conhecimento em inglês mas às vezes tenho preguiça de ler sites culinários estrangeiros e também tenho medo de traduzir algo errado, ainda não sou muito familiarizada com certas coisas que só a experiência nos revela. Por exemplo, eu só entendi a receita no Joy of Baking, que tem um texto mais formal. No Baking Sheet ela escreve tão resumidamente que eu fico com dúvidas.

Cris, a Cinara comentou uma vez que tinha um irmão aqui, quem sabe eu até conheço, não é? Aqui é uma capital, mas se você souber como aqui é provinciano, todo mundo se conhece... :)

Valentina disse...

Luna, nao compro pasta de amendoim sempre,mas quando como - espalhada na torrada normalmente, adoro. Gostarei muito de provar estes biscoitinhos.

Lua Limaverde disse...

Valentina, se for fazer dê uma olhada na receita do Joy of Baking, está bem detalhada e fala um pouco sobre a tradição de peanut butter cookies entre os americanos. Beijinho.

Lid disse...

Perfeito! A textura amanteigada dele deixa o biscoito uma delícia. Parabéns Lua!!

Lua Limaverde disse...

Lid, vocês gostaram tanto que o estoque do Ric foi por água a baixo hehehehe.

Anônimo disse...

Luna, se precisar de alguma ajuda com as receitas em inglês me diz?

Se quiser, depois te passo meu e-mail.

Bjs!

Lua Limaverde disse...

Patricia, quero sim seu e-mail, às vezes tem algum ingrediente desconhecido pra mim, mas espero que com o tempo eu vá me familiarizando com os termos... Obrigada, querida! Bj!

Anônimo disse...

Querida, fique à vontade, adoro trocar figurinha. risos

patriciafloriano (arroba) uol.com.br

Cinara disse...

Seus biscoitos ficaram lindos, Lu! Mas você não imagina meu susto quando li "Ric". É assim que minha cunhada chama o meu irmão, você acredita?? (Aquele mesmo, que mora em Fortaleza!) Que coincidência... :o)

Lua Limaverde disse...

Que engraçado, Cinara! Seu irmão mora aqui mas imagino que sua família não seja daqui, é?
Descobri que a Valentina nasceu na mesma cidade que meu pai, esse mundo é minúsculo, mesmo... :D

Cinara disse...

Minha família é toda de Campinas, Lu. Meu irmão foi parar aí por causa do trabalho da minha cunhada. Ele mora aí há cerca de 4 anos. Eu passei 10 dias em Fortaleza no ano passado, na casa dele, e foi uma delícia! Mas não sei quando volto, porque eles devem passar uma temporada nos Estados Unidos, a partir do ano que vem... Aí vou ser obrigada a visitá-los nos EUA! :o) Bjs