segunda-feira, agosto 01, 2011

Muffins de Blueberries e Baunilha [Massa Básica]

Sempre que encontro blueberries pra vender eu já penso logo em muffins. É uma limitação minha, mas eu não resisto. Adoro quando as frutinhas explodem no forno e 'sangram' a massa. Esta é uma receita antiga da Valentina que me serve sempre que quero um muffin perfeito pois ela é básica para qualquer coisa que você quiser usar: gotas de chocolate, passas, cranberries secas, castanhas, raspas de limão ou laranja... Além disso, a textura dela fica bem macia, parecida com a de bolo. Dessa vez, além das blueberries, usei meia fava de baunilha, gosto muito dessa combinação. Como a Valentina sugere, você pode misturar os secos no dia anterior e numa manhã de final de semana prepará-los para o café.
Ingredientes:
200 g farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de fermento em pó
75 g de açúcar
Pitada de sal
75 g manteiga sem sal
100 g de iogurte gelado
100 ml de leite desnatado
1/2 fava de baunilha (opcional)
1 ovo grande
200 g de blueberries (costumo polvilhar com uma 1 colher (chá) de farinha de trigo para as frutas não descerem na massa)

Pré-aqueça o forno em 180°. Prepare a forma de muffins com 9-10 forminhas. Separe duas tigelas: uma para os secos (grande), outra para os líquidos. Junte os secos e reserve. Numa panelinha, derreta a manteiga e despeje-a na tigela dos líquidos para esfriar. Na mesma panela, ferva levemente o leite com a baunilha (fava e sementes). Descarte a fava (pode ser usada posteriormente para fazer açúcar de baunilha) e junte o leite à manteiga. Se não for usar a baunilha, é só juntar o leite normalmente, sem ferver. Acrescente o iogurte para ajudar a esfriar e só então adicione o ovo, batendo com um fouet, apenas para misturar tudo. Derrame os líquidos sobre os secos e misture com um garfo apenas para combinar tudo, deixando a massa encaroçada, própria do muffin. É uma massa pastosa, mais densa que a de bolo. Incorpore as blueberries (ou outro ingrediente que queira usar) com uma espátula e distribua a massa nas forminhas (você pode usar uma ice-cream scoop para medir as porções). Asse por 20 minutos ou até ficarem dourados.

Fonte: Trem Bom.

10 comentários:

ameixa seca disse...

Com iogurte na massa devem ficar super fofos :)

Claudia Lima disse...

Lindo e delicioso! :)

Lua Limaverde disse...

Obrigada pela visitinha, queridas Ameixa e Claudia! Beijocas!!! :)

Anônimo disse...

Luna, vi que vc mora em Fortaleza, eu tb, tenho tido dificuldade de comprar favas de baunilha. Vc compra aqui mesmo? Onde?
Camile

Lua Limaverde disse...

Camile, as últimas que comprei foram no e-bay, mas é possível achar aqui em Fortaleza, sim. Geralmente tem no Mundo Verde (baunilha orgânica) e no Empório Delice, uma loja de confeitaria que fica na Cidade dos Funcionários. Beijo! :)

Janaine disse...

Simplesmente amei o seu blog. Tudo que procuro com fotos para dar mais agua na boca e vontade de preparar a receita!!!Hummmmm!!!!!!
Com certeza vou marcar presença e indicar para as amigas!!!

www.sosimplesassim.com.br disse...

OI Luna,
QUe delícia!
Tenho uma irmã que mora em Fortaleza e que também é sua fã.Sempres está fazendo uma receitinha sua.
Bj,
Lylia

Lua Limaverde disse...

Oba, Janaine, fico super feliz! Obrigada! Beijo!!

Lylia, é mesmo? Que legal! Puxa, manda um beijo pra ela então! ;D

Bruna Leite disse...

Querida, que lindo blog! Cheguei agora, mas já virei seguidora! Voltarei sempre por aqui...

Aproveito para te convidar a conhecer o meu blog, o Gourmandisme, e participar do sorteio de uma cesta de produtos Hershey's!!

Lua Limaverde disse...

Obrigada, Bruna, seu blog também é lindo! Beijos!! :D