domingo, janeiro 31, 2010

Cupcake Delicioso de Dois Chocolates

A Valentina do Trem Bom tem um blog exclusivo de cupcakes, e eu pretendo fazer praticamente todos que ela posta. Esse cupcake ficou bem gostoso, a única coisa que fiz diferente foi a cobertura, em que usei chocolate branco.

Ingredientes:
Massa:
125 g de manteiga em temperatura ambiente amaciada
165 g de açúcar
2 ovos
190 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou cacau em pó)
125 ml de leite em temperatura ambiente
100 g de chocolate de boa qualidade (usei meio-amargo) derretido

Cobertura:
250 g de chocolate (usei chocolate branco)
125 ml de creme de leite fresco (usei bem menos pois o chocolate branco já é muito macio)
70 g de manteiga (não usei)

Aqueça o forno em 160°. Bata bem a manteiga e o açúcar (por pelo menos 3 minutos) até ficar com uma mistura clara e macia. Acrescente os ovos, um de cada vez, e vá batendo. Peneire a farinha de trigo, o fermento e o chocolate em pó, e bata até incorporar todos os ingredientes. Acrescente o leite e o chocolate derretido e misture tudo com uma colher de metal. Espalhe a mistura entre as forminhas de cupcakes – preencha 3/4 das forminhas. Asse por 20-25 minutos. Retire do forno, coloque numa grelha e deixe esfriar. Para fazer a cobertura, ponha tudo numa tigela, sobre uma panela com água – a água não deve tocar no fundo da tigela. Mexa até que os ingredientes se dissolvam. Deixe esfriar. Uma vez fria, bata a mistura até que fique cremosa (pulei esse processo, minha ganache ficou bem espessa e usei o bico de confeitar). Espalhe sobre os cupcakes e termine a decoração com mirtilos. Rende 12 unidades.

Fonte: Cupcakes do Trem Bom.

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Torta de Legumes e Alho Assado

Essa torta é daquelas que todo mundo deve fazer uma parecida e que eu faço sempre, variando os ingredientes aqui e ali. A base é um purê de batatas com alho assado, podendo acrescentar os legumes que quiser/tiver. O ideal é usar legumes e verduras que não soltem muita água, a menos que se retire o excesso antes, no caso de tomates e abobrinhas, por exemplo. Aqui vai a última versão que fiz.

Ingredientes:
2 batatas grandes
1 colher (sopa) de manteiga
1 pote (180g) de iogurte natural ou 1/4 xícara de leite
Sal e pimenta a gosto
3 ovos
5 colheres (sopa) de farinha de trigo (pode ser mais, se quiser mais consistente)
1 colher (chá) de fermento em pó
1 cenoura grande ralada no ralo grosso
1 ramo de talos de cebolinha picada
Pimentão picado a gosto
Azeitona picada a gosto
1 cabeça de alho inteira
Queijo ralado para gratinar (usei queijo coalho)

Aqueça o forno em 180°. Corte a mínima parte superior da cabeça de alho, deixando-a ainda intacta e com casca. Leve para assar numa assadeira coberta com papel alumínio (faça um furinho no papel) por cerca de 40 minutos. Enquanto isso, cozinhe e esprema as batatas. Acrescente a esse purê a manteiga e o iogurte ou leite. Tempere com sal e pimenta a gosto. Quando o alho estiver assado, esprema o creme que se formou, descartando as cascas e acrescente ao purê. Junte os ovos e bata tudo com um fouet. Adicione a farinha de trigo e o fermento, bata novamente e então acrescente os legumes e verduras. Despeje num refratário untado e enfarinhado, cubra com queijo ralado e deixe assar até ficar bem dourado, no mínimo uns 30 minutos. Deixe descansar um pouco antes de servir.

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Sorvete de Baunilha e Blueberry

De vez em quando algumas pessoas me perguntam por e-mail se vale a pena comprar uma sorveteira. Acho que essa questão sempre passeia pelos blogs culinários, mas é muito difícil responder. Eu acho que vale a pena, mas tenho certeza que deve haver pessoas que compram e se arrependem, acham inútil. O sorvete fica mesmo cremoso? Depende da receita, da sorveteira, da temperatura... O fato é que pra mim, mesmo quando o resultado não é perfeito, fico satisfeita.
A textura desse sorvete, por exemplo, ficou muito macia, mas ele derrete mais rápido do que qualquer receita que já fiz, e não acho que seja apenas pelos 32° em Fortaleza, desconfio do creme que usei: um creme (vegetal) tipo chantilly que eu precisava aproveitar.
Mesmo assim, ficou muito boa a combinação de baunilha, blueberry e Cointreau. A base é de uma receita super prática de sorvete de baunilha que veio no manual da minha sorveteira.

Ingredientes:
1 xícara de leite
2 xícaras de creme de leite (usei creme vegetal tipo chantilly)
1 fava de baunilha
De 1/2 a 1 xícara de açúcar (dependendo do seu gosto)
Um punhado de blueberries (usei secas)
1 colher (sopa) de Cointreau (ou outro licor de laranja)

Misture o Cointreau com as blueberries e reserve fechado na geladeira. Misture o leite, o creme, o açúcar e a baunilha (usando somente a "polpa" com as sementes) no liquidificador ou batendo com um fouet. Guarde a mistura na geladeira por algumas horas. Deixe bater na sorveteira até que fique cremoso e vá adicionando aos poucos as blueberries. Leve para o freezer até ficar consistente.