quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Strogonoff de Atum

Adoro atum e adorei ter visto esse Strogonoff de Atum no blog da Renata. Como ela afirma, é daquelas receitas práticas pra um almoço rápido, você prepara num instante e serve com arroz branco. Fiz algumas alterações na receita dela, basicamente troquei os champignons pelas azeitonas, que eu acho que combinam mais com atum, quer dizer, eu simplesmente adoro essa combinação: nas minhas panelas, aonde o atum vai, as azeitonas vão atrás. Além disso, tirei a mostarda, acrescentei molho inglês e um pouco de requeijão pra completar o creme, já que o prato leva na verdade 1 lata de creme de leite, mas como eu já tinha uma pela metade, não quis abrir outra. Preciso dizer que ficou bom? Preciso. Só porque o Strogonoff em geral é considerado um prato brega não significa que não seja bom, não é mesmo? Ficou ótimo, e vou deixar a receita aqui como fiz porque gostei muito do resultado. Para ver a receita original da Renata clique aqui.

Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola picada
Azeitonas picadas a gosto
2 latas de atum (em água) escorridas
1 colher (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de Lea & Perrins (ou outro molho inglês)
1/2 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Refogue a cebola no óleo. Acrescente as azeitonas, depois o atum. Tempere com o molho inglês, sal e pimenta. Depois de refogar um pouco, desligue o fogo e acrescente o catchup, o creme de leite e o requeijão. Misture bem e sirva.

Fonte: Caderno de Receitas.

12 comentários:

Cinara disse...

Lu, eu já tinha adorado este prato no blog da Renata, mas as suas modificações parecem super adequadas! Eu só vou deixar a mostarda, porque eu gosto muito... ;o) Bjs

Anônimo disse...

Lunalestrie, que legal, você fez o strogonoff de atum! Fico feliz que tenha gostado. Adorei a idéia do requeijão, acho que vou experimentar da próxima vez. Beijinhos.

Akemi disse...

Luna, você me deu uma ótima idéia para o jantar que vou preparar agora! Vou já para as panelas, depois te conto!
Bjs

Lua Limaverde disse...

Cinara, eu também adoro mostarda (principalmente as que o meu primo sempre traz da Alemanha rs) mas é que eu não tinha em casa. :-)

Renata, eu adorei mesmo, ficou delicioso! Valeu pela receita!

Oba, Akemi, mais um clássico para as blogueiras! rs

Eli disse...

Deve ficar uma maravilha! E se leva requeijão me conquistou. :)

Carla Ventura disse...

gostei do "prato brega". É vardade, mais é gostoso. Tem q ter um motivo pra ser popular, né? Agora, de atum pra mim é novidade.

Silvia Arruda disse...

Lu, eu tinha visto esta receita no blog da Renata e achei interessante e prática. Gosto de atum e este estrogonofe chamou a minha atenção. Aprovado por vc, amiga??

Lua Limaverde disse...

Eliana, também adoro requeijão, tanto que acabei de fazer um pão de requeijão, tirado da revista que você sempre fala e que finalmente achei um número. rs

Carla, novidade pra mim também, um ótima novidade. :)

Aprovadíssimo, Silvinha, e também pelo marido! :)

Itza disse...

Lu, amei a idéia! Adoro atum assim que vai pra lista nos dias de apuro, uma receitinha da hora!!! Beijocas.

Lua Limaverde disse...

Essa é a idéia, Itza! :)

Lala disse...

Strogonoff é brega? Бефстроганов é um prato respeitábil, com mais de 150 anos: e clássicos não podem se tornar bregas.

Lua Limaverde disse...

Lala, eu não acho que o Strogonoff seja brega, mas muita gente acha. Geralmente receitas que estiveram na "moda" e que se popularizaram demais depois de um tempo ficam com um ar datado e as pessoas passam a achar cafona.
Mas, pra mim, não existe comida brega, contanto que seja bem feita. Bj!