sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Bolo Mesclado de Banana e Chocolate


Nunca havia feito um bolo com bananas, mas é uma ótima maneira de aproveitá-las, já que sempre acontece de algumas ficarem maduras demais na fruteira. A primeira coisa que pensei foi em procurar a receita no blog da Akemi, que é especialista em usar banana nas receitas, e escolhi essa, pela praticidade. A única coisa que fiz diferente foi não acrescentar chocolate à massa toda, e sim a 1/3 dela, para mesclar um pouco, pois queria sentir como era o sabor com e sem o chocolate. Não sei se usei bananas demais, fiquei em dúvida se a textura ficou correta, da próxima vez usarei menos bananas, pois achei o bolo úmido demais e ele demorou muito para assar. Também não usei o açúcar mascavo porque achei que ia interferir no colorido do mesclado. O sabor, no entanto, é muito bom, mas recomendado apenas para quem aprecia a fruta, pois fica bem pronunciado.

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de rosca
2 xícaras de açúcar (a Akemi usou brown sugar claro)
1 xícara de óleo
4 ovos médios
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 a 5 bananas nanicas bem maduras (usei banana maçã)

Pré-aqueça o forno a 180°. Unte e enfarinhe com farinha de rosca uma forma ou forre com papel manteiga. Bata o óleo, os ovos e as bananas no liquidificador. Misture a farinha com o açúcar e o fermento numa tigela grande. Junte a mistura do liqüidificador e mexa bem com colher de pau. Acrescente o chocolate à massa toda ou se quiser mesclar, a uma parte da massa. Despeje na forma e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou faça o teste do palito.

Fonte: Pecado da Gula.

12 comentários:

Akemi disse...

Querida Luna, acho que a diferença de textura se deve à farinha de rosca. Você usou farinha comprada ou caseira? Aqui o que temos à disposição nos mercados lembra muito a farinha que fazemos com pão francês duro e seco e ralamos. Mesmo assim, achei o visual mesclado do seu bolo um show!

Lua Limaverde disse...

Akemi, usei uma farinha de rosca de padaria, com certeza diferente da que você usou. Contudo a textura não atrapalhou em nada, foi só a dúvida mesmo se era pra ser assim. Hoje o bolo está mais apurado, uma delícia! :)

Regina disse...

Realmente o visual está dez! Lindo ficou o mesclado! bjs

Cris disse...

Eu fiz muito uma receita parecida com esta uma época, e ele ficava mais úmido mesmo. Só não tinha chocolate. Bjs.

Lua Limaverde disse...

Obrigada, Regina, fiz duas camadas de massa com chocolate e depois puxei com o garfo, aí deu esse efeito. :)

Cris, fiquei na dúvida se estava certo, mas na próxima vou testar com menos bananas ou com mais farinha de rosca. :)

Cinara disse...

Oi, Lu! Como você sabe, eu não gosto de bolo de milho, mas adoro bolo de banana! E seu mesclado ficou super bonito... Nos EUA eles não fazem muitas receitas com banana, por não ser uma fruta típica. É até engraçado: eles vão ao mercado e compram *uma* banana! :oD Beijinhos!

Patricia Scarpin disse...

Luna,

É mesmo uma coincidência, amiga - a propósito, deliciosa! :)

Teu bolo está maravilhoso, o mesclado me encantou!

Banana e chocolate são ótimos juntos.

Lua Limaverde disse...

Cinara, eu sabia que lá era raro, mas não que era tanto (rs). Beijos!

Patricia, foi sim, aliás, eu já estou até achando engraçado a quantidade de coincidências que já vi nessa comunidade, sabe? Sabe quando você pensa em fazer uma receita e quando vai ver alguém acabou de fazer uma quase igual? Eu me divirto e fico espantada: é o inconsciente coletivo falando alto (rs). Beijinho!

Karen disse...

O mesclado ficou muito bonito, adoro banana/chocolate!

Lua Limaverde disse...

Obrigada, Karen!

Simone. disse...

OLÁ! ESTOU ENCANTANDA, DELICIADA, COM ÁGUA NA BOCA COM TANTA COISA GOSTOSA! E COMO VC É ABENÇOADA POR FAZER TUDO ISSO!
VIREI FÃ DO BLOG!
SUCESSO!
ABRAÇOS
SIMONE

Lua Limaverde disse...

Que bom que gostou, Simone, volte sempre que puder! :D