segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Barras de Cheesecake de Licor com Base de Chocolate




É a segunda vez que faço essas barrinhas, pensando que dessa vez sairia melhor, mas nem tanto assim. Da primeira vez, por falta de atenção, usei apenas 1 potinho de cream cheese ao invés de 2 e fiquei achando que tinha traduzido algo errado da receita da Nic. O engraçado é que ficou saboroso, fiz com licor de ameixa e ficou divino, mas sabia que a textura não estava certa. Dessa vez fiz tudo certinho (a substituição do half & half por creme de leite comum não deve fazer muita diferença), mas o sabor não me agradou tão somente por causa do licor de capuccino que utilizei. A base de chocolate é maravilhosa, ela foi o motivo que me fez repetir a receita, acredito que dá pra usá-la em outras coisas. A Nic sugere uma assadeira grande e, apesar de eu ter obedecido, penso se não ficaria melhor numa assadeira média, já que não foi fácil distribuir a massa da base - pouca massa pra muita superfície - mas depois que assa, parece fazer sentido.

Ingredientes:
Base:
1/3 xícara de açúcar
1/2 xícara (100 g) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de chocolate em pó (usei cacau)
1/4 de colher (chá) de sal

Cheesecake:
1/2 xícara de açúcar
1/4 de xícara de creme de leite
1/2 xícara de licor cremoso* (usei de capuccino)
440 g de cream-cheese (não pode ser light), em temperatura ambiente
3 ovos grandes em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de essência de baunilha

Pré-aqueça o forno em 180°. Unte uma assadeira retangular grande. Comece com a base. Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga até ficar um creme leve. Peneire juntos a farinha, o chocolate e o sal numa outra vasilha. Vá acrescentando aos poucos a mistura de farinha e misturando com uma colher de pau (a Nic usou a batedeira em velocidade baixa, mas acho a massa muito pesada pra uma batedeira comum). Estará no ponto quando a farinha tiver sido totalmente incorporada. Espalhe na assadeira, com a ajuda de uma espátula ou a ponta dos dedos, pra que fique nivelada e asse por 15 a 17 minutos.
Enquanto a base assa, junte o açúcar, o creme, o licor e o cream cheese no recipiente do processador e processe até ficar liso. Adicione os ovos, um por vez, batendo bem antes de acrescentar o próximo. Depois a farinha de trigo e a baunilha.
Despeje essa mistura sobre a base ainda quente, quando esta terminar de assar. Volte a assadeira ao forno e asse por 22 a 26 minutos, até que firme (dê uma leve batidinha na assadeira para tirar a prova).
Deixe esfriar completamente ou refrigere antes de partir (não se preocupe se o cheesecake murchar enquanto esfria). Guarde na geladeira. Rende de 16 a 20 barras.

*O sabor do licor usado na receita original é de caramelo (Bailey's com um toque de caramelo), mas pode ser usado o licor de sua preferência, contanto que combine com a base de chocolate: caramelo, cacau, chocolate, café, capuccino etc.

Fonte: Baking Sheet.

6 comentários:

Carla Ventura disse...

Que lindos e apetitosos. Mais um motivo para comprar logo um processador. :p

Eli disse...

Que linda essa sobremesa!

Patricia Scarpin disse...

Luna,

Adorei esta receita que vc escolheu da Nic - digo isso porque eu provavelmente não escolheria mas você me mostrou que preciso ficar mais atenta a estas barrinhas deliciosas!

Lua Limaverde disse...

Carla, o processador pra mim foi um divisor de águas, não me imagino mais sem isso. :)

Obrigada, Lica! ;)

Patricia, por aqui só está dando Nic, amiga. Essa era a receita que eu ia te pedir ajuda, mas percebi meu erro sozinha (rs). As barrinhas são bem gostosas, mas tem que ter cuidado com o licor usado, que compromete a receita.

Cinara disse...

Lu, sabia que os americanos adoram esses doces em barrinhas? A maioria deles eu acho doce demais, mas este parece delicioso! Eu gosto especialmente da mistura cream cheese-chocolare, e já o acrescentei à minha listinha! ;o) Beijão!

Lua Limaverde disse...

Cinara, esse não achei muito doce, não, pelo contrário, não sei se foi porque fiz com cacau. Quando for fazer faça pela receita da Nic, que posso ter traduzido algo errado (rs). :)