segunda-feira, dezembro 04, 2006

Pizza | Pissaladière


Uma vez fiz essa receita completa de Pissaladière da Fernanda e gostei muito. Ela sugere que a massa poderia ser usada para pizza e resolvi tentar hoje com essa intenção. O recheio eu segui à moda da Akemi, que casou com o que eu tinha em casa e deu certo: Gil e Lílian vieram aqui em casa e gostaram muito. O Gil inclusive quer abolir suas receitas de pizza e passar a usar essa massa agora. Depois é que notei que não coloquei nenhuma erva por cima, é sempre bom.
Ingredientes:
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de azeite
1 xícara de água morna.

Recheio:
molho de tomate; mussarela; bacon em cubos fritos; milho verde; azeitonas.

No processador, com a lâmina de plástico, coloque a farinha, o sal e o fermento e pulse por 5 segundos para misturar. Ligue na velocidade normal e pelo tubo adicione devagar o azeite e a água, até formar uma massa* compacta - uns 15 segundos. Retire a massa do processador e amasse de leve numa superfície enfarinhada. Forme uma bola e coloque numa vasilha pequena untada com azeite. Cubra com plástico bem apertado e deixe crescer por 1 hora e meia.
Abra a massa (eu dividi em duas partes e deu 2 pizzas). Segure a massa pela ponta e vá puxando, ela vai esticando e tomando forma. Pode pôr em cima de uma folha de papel manteiga e ir puxando (eu usei as mãos e um rolo). Coloque numa forma. O forno deve estar pré-aquecido em 260ºC. Cubra a massa com o recheio. Asse por 15 minutos. Sirva imediatamente.

*No post da Fernanda tem "passa", que pode ser pasta ou massa, pois a massa é um tanto grudenta.

Fonte: Chucrute com Salsicha e Pecado da Gula.

10 comentários:

Anônimo disse...

além de descascador de limão, tem descaroçador de azeitona. o esteban ia amar sua cozinha! rs
a pizza d-e-l-i-c-i-o-s-a! pena que o ricardo não saía da mesa....rsrs
a sobremesa tem que postar também! tava uma delícia. como é o nome mesmo?

Eli disse...

Ah tempos ando atras de uma boa receita de massa de pizza eu encontrei uma que vou fazer no blog da Patricia, e com certeza vou testar essa sua. Está tão linda sua pizza.

Lua Limaverde disse...

Que bom que gostou, Lílian! Quem divide a mesa com o Ric tem que comer depressa (rs). Vou postar a sobremesa sim, quando chegar em casa (não deu tempo ontem à noite, estou no trabalho). Beijos e boa viagem!


Eliana, eu ia fazer a da Patricia, mas escolhi a massa de pissaladière da Fernanda porque não precisava sovar e eu estava com pouco tempo, mas eu também tenho procurado "a massa perfeita" para pizzas. O problema dessa é só na hora de abrir, mas é muito gostosa! Beijos!

Akemi disse...

Luna que surpresa entrar aqui e ver meu nome mencionado no post! Obrigada, querida, mas sua pizza está a anos luz da minha em delícia! Estou aqui com as lombrigas a 1000! rss

Anônimo disse...

Olá.... conheci seu cantinho por meio da Cris, do Blog "From our home to your" e gostei bastante.. essa pizza tá com uma cara muito boa.... vou te listar lá na minha cozinha, tá? Beijos!

Anônimo disse...

Luna, que pizza linda, uau!!!

Achei esta massa bem prática, acho que vou tentar qualquer hora!

Lua Limaverde disse...

Akemi, nunca tinha feito esse recheio antes, achei boa a idéia e coincidiu com o que eu tinha em casa, ficou ótimo. Beijos!

Camila, adoro conhecer novos blogs, vou já dar uma escaneada no seu e pode se sentir listada também aqui, viu? Beijos!

Obrigada, Patricia! Vale a pena também fazer a receita como pissaladière mesmo, dê uma conferida no post original da Fernanda, eu já fiz e fica ótimo! :)

Silvia Arruda disse...

Meu deus... esta pizza está com uma cara ótima........ hummm eu adoro milho verde... deve ter ficado divina!!!

Valentina disse...

Ai LUna, que delícia que está isso. Só o visual já esta dando fome.

Lua Limaverde disse...

Meninas, estava boa mesmo, sabe? E eu nunca tinha feito com esse recheio - apesar de serem coisas simples. Não dá pra ver pela foto, mas por causa da massa, ela não ficou bem redonda, deu um ar bem rústico. Beijos!