terça-feira, novembro 07, 2006

Torta de Maçã Verde


O ponto forte dessa receita é, sem dúvida, a massa. Acredito que qualquer torta com essa massa fique ótima, apesar de só ter feito com recheio de maçã. Hoje fiz essa receita pra agradar Ric e Gil, respectivamente, marido e amigo. Aquele por ser fascinado por maçã e este por ter me prometido a receita secreta dele de samossa (que eu irei postar aqui depois) e que, por sinal, ele acabou nem me dando, eu espero que por esquecimento. Não sei dizer como seria fazê-la sem processador, acredito que dá na mesma, é só um pouco mais de trabalho: chegar no ponto, ou seja, que ela fique homogênea, bem como fatiar as maçãs. A torta só não foi devorada de uma vez porque eu não sou muito fã de maçã, quanto mais da verde, mas garanto que é um espetáculo de cheiro e sabor, os meninos devoraram.

Ingredientes:
Massa:
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
150 g de manteiga em temperatura ambiente
6 colheres (sopa) de leite

Recheio:
4 maçãs verdes ou 5 maçãs vermelhas médias (750 g)
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de uvas passas sem sementes
1 gema para pincelar
3 colheres (sopa) de açúcar com canela a gosto

Usando um processador, com um batedor de massas na jarra, coloque a farinha, o açúcar, o fermento, a manteiga e o leite. Tampe sem o pilão. Ligue utilizando a velocidade máxima até obter uma massa homogênea. Retire a massa da jarra e deixe na geladeira por 30 minutos envolta em plástico.
Descasque as maçãs, corte ao meio, retire as sementes e fatie utilizando a lâmina fatiar. Despeje em uma tigela e misture suco de limão.
Com 2/3 da massa, forre o fundo e a lateral de uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro). Essa massa é muito amanteigada, sugiro na hora de abrir usar um pouco mais de farinha de trigo. Eu faço assim: abro uma parte em cima do próprio fundo da forma e depois faço bolinhas com a massa e, com os dedos, vou apertando pra preencher as laterais.
Espalhe as fatias de maçã e as uvas passas. Abra o restante da massa, corte em tiras finas e cubra a torta formando um xadrez. Pincele com gema e leve ao forno quente (180°) preaquecido, por cerca de 35 minutos. Polvilhe o açúcar com a canela e deixe esfriar.

Fonte: Receituário do manual de instruções do meu processador.

4 comentários:

Anônimo disse...

Aqui vou reproduzir as exatas palavras que eu disse após devorar esse manjar: "Kick ma ass and call me Daisy!" Concordo com tudo da descrição da Lua e, digo mais, hummmmmmmmm!!!!!!!!!!! Realmente esqueci de te dar a receita, mulé. Também,mal pisei na tua casa e teu marido já enfia uma taça de vinho na minha boca. Ta na mão quando eu for aí. Gil.

Lua Limaverde disse...

Finalmente já tenho em mãos a receita, hehehehe. Valeu, Gil.

Lid disse...

Fico doente quando olho essa foto e lembro que não fui convidada pra comer essa torta! UM ABSURDOO!

Lua Limaverde disse...

Lid, você ainda irá comer dessa torta, com certeza. :)