terça-feira, novembro 21, 2006

Quiche de Cebola e Aspargos

É difícil eu acertar massas de quiche, embora não sejam difíceis de fazer. Mas essa massa é tão fácil que até quem nunca fez uma torta na vida pode conseguir. Como achei anotada num papelzinho, não sei de onde tirei. Só sei que amei, adoro coisas práticas e sem erro.

Ingredientes:
Massa:
250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
1 ovo
2 colheres (sopa) de água
sal a gosto

Recheio:
100 g de aspargos em conserva picados
2 cebolas grandes fatiadas
2 colheres (sopa) azeite de oliva
1 lata de creme de leite sem o soro
2 ovos
50 g de parmesão ralado
sal a gosto

Para a massa é só juntar todos os ingredientes numa vasilha e ir misturando com as mãos, até ficar homogênea. Ela fica bem lisa. Leve à geladeira por 1 hora. Enquanto isso refogue a cebola no azeite até ela murchar. Desligue o fogo e acrescente o aspargo. Ponha um pouco de sal. Reserve. Bata os ovos ligeiramente e depois acrescente o creme sem o soro (pra quem não sabe é só fazer um furinho no fundo da lata que, ao abrir em cima, o soro cai). Bata mais um pouco e acrescente o parmesão, sempre batendo pra incorporar.
Passada a hora da massa, abra-a na própria forma (eu usei uma de 20 cm, pode ser de 22 também) com os dedos, do centro para as laterais. Ela é bem fácil de trabalhar. Despeje a cebola com os aspargos e por cima o creme com ovos e parmesão. Leve ao fogo médio por 30 minutos ou até dourar.

12 comentários:

Anônimo disse...

Luna, a sua quiche está bárbara - dá pra ver que a massa está bem soltinha da forma, que beleza!

A casquinha moreninha dá água na boca.

Anônimo disse...

Ando doidinha por uma quiche de alho poró... acho que vou me inspirar nessa sua massinha fácil :)

beijos

Lua Limaverde disse...

Meninas, me apaixonei por essa massa. Eu queria ter feito com alho-poró mas ficou bom com cebolas também.

Anônimo disse...

hmmmm, que quiche lindo! vou fazer e testar essa massa, pois estou sempre buscando massas boas e faceis! :-) beijos,

Cinara disse...

Luna, eu nunca tive problemas com a massa do quiche, mas é no recheio que eu nunca acerto! O meu recheio demora tanto para cozinhar que a massa acaba queimando... Ele deve estar líquido demais, né? Eu fiz um há alguns dias, mas nem fotografei de tão torrado que ficou! :o|

Lua Limaverde disse...

Fernanda, essa massa não tem mesmo como errar! :)

Cinara, meu problema com a massa é que dificilmente fica como espero, geralmente muito quebradiça. Já o recheio, é bom que tudo que você tenha colocado já esteja cozido, assim você só espera o creme dourar (você usa creme de leite fresco ou em lata?).

Cinara disse...

Eu uso creme de leite em lata mesmo, sem soro. O meu último quiche levava cebola, mussarela ralada, presunto picado e ovos. Não tinha nada para cozinhar antes... E esta nem é a primeira vez que isso acontece. Preciso descobrir o que estou fazendo de errado! Eu agradeço se você tiver alguma dica...

Lua Limaverde disse...

Cinara, só consegui pensar em duas coisas: ou é algo a ver com o forno (temperatura e/ou altura da grade) ou então a quantidade de ovos. Algumas receitas de quiche pedem 4 ovos ou mais, eu acho exagero, sempre uso 2 ovos médios e fica legal. Outra coisa é, quando for usar cebola, como ela já vai refogada não usar o líquido que ela solta no recheio. Espero que tenha ajudado. Beijo. :)

Anônimo disse...

Olha aí o que eu vou fazer com aquele resto de aspargo, menina!
Linda de morrer tua quiche, comadre. Benza Deus!

Lua Limaverde disse...

Obrigada, Katita! :)

Cinara disse...

Talvez sejam os ovos, Luna! Eu tenho usado três ovos, vou diminuir para dois na próxima vez. E eu uso forno médio, na grade do meio. Se usasse a de baixo, queimaria a massa, e se fosse ainda mais para cima, o recheio continuaria cru...
Vou torcer para dar certo só tirando um ovo, então. Obrigada pelas dicas! Bjo!

Anônimo disse...

Nossa que receita ótima, e a foto está linda!!

Vivianne